27/07/2016

A NOJEIRA PERDEU O LIMITE! O QUE VOCÊ ANDA COMENDO?



Se tem um assunto que gerou polemica essa semana foi o tal pelo do roedor encontrado no extrato de tomate! 
              ECA!!! Deus que me livre imaginar uma coisa dessas, mas... Comece a imaginar!
   SIM!!! Ao consumir produtos industrializados você também está se alimentando de “matérias estranhas macroscópicas e microscópicas", segundo a ANVISA.

Mais o que seria essas "matérias estranhas" ao qual são toleradas pela ANVISA para que nós consumidores tenhamos acesso;

. Pelos de roedores, (rato, ratazana e camundongo).
. Insetos vivos ou mortos, (mariposas, lagarta, besouro, borboleta, tanajura, etc.)
. Areia.

Segundo a ANVISA é "TOLERÁVEL" uma quantidade porque a mesma não traz riscos à saúde humana, e por mais que as indústrias mencionam em suas propagandas, embalagens, que seus produtos são "altamente selecionados", "caseiros", etc. Pode haver falhas na aplicação das boas práticas na cadeia produtiva de alimentos e bebidas, e por isso é necessário aplicar limites de tolerância.
Por mais que não traga risco a saúde humana, nenhum consumidor fica feliz em saber que mesmo a olho nu, não dando para ver, ele está lá, pelo de roedor no seu ketchup, areia no orégano de sua pizza, ou um inseto morto no seu cafezinho.

Sabemos que roedores transmitem doenças infecciosas e que contaminam os alimentos.
O que me deixa triste e saber que antes dessa resolução de 2014, não era permitido nenhuma quantidade de pelo de roedor em alimentos, mais como o Brasil não evoluiu, é o que temos para o momento.

Quer ter acesso a lista completa da quantidade de matérias estranhas toleradas pela ANVISA, acesse: http://www.abic.com.br/publique/media/resANVISA%2014-2014.pdf

FONTE:
http://www.abic.com.br/publique/media/resANVISA%2014-2014.pdf









Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Gesele Martins - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Kamylla Pink.
Tecnologia do Blogger.